A Segunda Guerra Mundial, na visão dos soviéticos.

Até certo tempo atrás, a visão da Segunda Guerra Mundial ou era a partir do prisma aliado, do alemão ou do japonês. A visão russa (soviética) era pouco encontrada, em razão da guerra fria, língua, etc.

Contudo, a partir de 1991 (fim da URSS), muita coisa começou a surgir no Ocidente, porém, com uma certa dificuldade ainda. Somente nos idos dos 2000 é que o material produzido na Rússia começou a ocupar mais espaço.

Por ter sido um dos mais sangrentos teatro de operações, de 20 milhões de soviéticos terem morrido, de seu exército ter perdido 7 milhões de soldados; por esses números já se entende o porquê deles chamarem a Segunda Guerra Mundial de a Guerra patriótica e todos os anos as comemorações do dia da vitória na Europa (08/05) ser uma grande festa!

Uma série de documentários interessantes é o Grande Guerra, Feito na Rússia. Vale a pena assistí-lo. Mesmo estando em russo, as legendas são em inglês (ufa!).

É a Segunda Guerra Mundial visto do front Leste, com o começo da guerra com a invasão da Rússia (Operação Barbarossa), passando por momentos em que se chegou a pensar que a URSS perderia a guerra, a fantástica reviravolta de Stalingrado, a batalha de Kursk (a maior batalha de tanques da história), a ofensiva contra as forças alemãs (operação Bagration) e a tomada de Berlim, com as forças soviéticas empurrando as nazistas do rio Dnieper até além do Oder (fronteira entre a Polônia e a Alemanha).

Great War - Barbarossa (5 episódios)

Great War - Battle for Moscow (5 episódios)

Great War - Siege of Leningrad (5 episódios)

Great War - Stalingrad (5 episódios)

Great War - Kursk (5 episódios)

Great War - Operation Bagration (5 epsiódios)

Great War - From the Dnieper to de Oder (5 episódios)


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uniformes da Guerra do Paraguai - BRASIL

SANTO INÁCIO DE LOYOLA, O PROTETOR DA ARMA DE INFANTARIA!

FAB 4491: o AT-26 Xavante de Americana, SP!